<em>for kids:</em> espaço da criança
A Odontopediatria é uma área de odontologia que visa o atendimento de crianças. Nossa missão é acompanhar, orientar e tratar crianças e seus pais desde a fase gestacional até a adolescência.
A Clínica Odontológica Soares conta com um espaço especialmente projetado para o atendimento infantil, com uma sala de espera independente da destinada aos pacientes adultos, tudo para tornar a visita ao consultório do dentista algo mais agradável para as crianças. Esse espaço reservado as crianças além de incentivar o aprendizado, com livros animados, programas em DVD’s e brinquedos educativos transforma toda a visita ao dentista uma experiência mais agradável.
As crianças são atendidas por nossa especialista em odontopediatria, que está preparada para dar a melhor assistência as crianças, e maior apoio e orientações aos pais que os acompanham.
Nessa especialidade, além da capacitação técnica para a realização dos procedimentos preventivos e tratamentos, há uma abordagem própria para cada fase do desenvolvimento da criança.
É na infância que se dá o primeiro contato com a odontologia e onde se adquire os hábitos de higiene oral e impressões positivas ou negativas sobre os tratamentos dentais.
É muito importante o estabelecimento de uma relação de confiança e segurança das crianças com seus dentistas, assim como dos pais com o dentista.  Para que isto aconteça, nos atendimentos de odontopediatria  utiliza-se muita psicologia e métodos de condicionamento da criança ao ambiente odontológico. Com esta abordagem de respeito à criança, conseguimos evitar o medo e traumas relacionados ao tratamento odontológico.
Os pais tem um papel muito importante na prevenção dos problemas bucais nesta fase. A orientação aos pais também é parte do tratamento, pois é necessária uma supervisão em casa da orientação dada pelo odontopediatra.
O tratamento odontológica da criança inclui também a conscientização e motivação dos pacientes infantis e seus responsáveis sobre a importância dos hábitos saudáveis como higiene bucal, alimentação equilibrada, prevenção de cáries e maloclusões.
Para crianças menores e gestantes, a consulta é baseada principalmente em orientações aos pais e para a criança se familiarizar ao ambiente do consultório dentário e conhecer tudo a respeito do tratamento dentário, pois o maior medo das crianças nesta fase é o medo do desconhecido. Quando ela passa a conhecer o ambiente do consultório e a dentista, o medo desaparece.
Uma criança que nunca teve experiências negativas no consultório dentário, não desenvolverá o medo de dentista, a menos que este seja transmitido a ela. É muito importante que os pais não transmitam seu próprios medos aos filhos mesmo que involuntariamente, o que é muito comum, pois as crianças tem total confiança no que seu pais dizem as elas.
Os dentes decíduos, ou dentes de leite são muito importantes para a saúde da criança pois sua permanência na boca até o momento se sua esfoliação natural, guiam a erupção dos dentes permanentes e o crescimento e desenvolvimento da face e dos arcos dentários. O acompanhamento da troca de dentição decídua por permanente também é acompanhada pelo odontopediatra para que a dentição permanente se estabeleça perfeitamente.
O Odontopedriatra acompanha o crescimento e desenvolvimento das arcadas dentais, podendo diagnosticar e até interceptar problemas de má oclusão, indicando diferentes tratamentos ortodônticos.
“A saúde bucal do adulto é resultado de um bom acompanhamento e prevenção e cuidados durante a infância.”
Categories:
  • Ortodontia

    A maior parte dos problemas ortodônticos é herdada dos pais. Exemplos destes problemas são dentes apinhados, com espaços abertos, dentes protraídos, dentes extras, dentes faltando ou ainda problemas de crescimento das arcadas. Outros problemas podem ser adquiridos ou desenvolvidos por hábitos como a sucção de dedos, doenças dentais como periodontite, acidentes, perdas dentárias, e inúmeras outras.