Estética dental
Estética é o nome dado ao ramo da filosofia que tem como objetivo o estudo da natureza, do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos.
Na odontologia é o estudo dos aspectos anatômicos do sorriso de acordo como o que é considerado belo, ou sorriso ideal, e o conjunto de procedimentos utilizando as diferentes especialidades da odontologia com o objetivo da melhoria da aparência do sorriso, dando ao mesmo um aspecto natural de saúde, simetria e harmonia. Em outras palavras, um belo sorriso.
Por que é importante ter um sorriso bonito?
Nos dias de hoje, ter uma boa aparência é muito importante no ponto de vista do marketing pessoal, na aumento  da auto-estima, no convívio social, amoroso e profissional. De modo geral, um sorriso bonito demonstra saúde, bem-estar, juventude, auto-confiança, higiene pessoal e sucesso.
Quais são os recursos que podem ajudar a melhorar o meu sorriso?
Existem atualmente uma infinidade de maneiras para melhorar  a aparência do sorriso como: tratamento ortodôntico, clareamento dental, cirurgia plástica gengival, restaurações estéticas de resina fotopolimerizáveis, coroas “metal-free”, facetas de porcelana, e outros. Para saber qual é a melhor opção para seu caso, a avaliação do dentista é indispensável.
O que é Tratamento Ortodôntico?
Ortodontia é a especialidade odontológica dedicada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento e desenvolvimento dos arcos dentários, da mordida e do terço médio e inferior da face.
Este tratamento pode ser feito com aparelhos removíveis, normalmente recomendado para pequenas movimentações ou para crianças. Os aparelhos fixos são geralmente recomendados para movimentações maiores em adolescentes e adultos.
Estes aparelhos aplicam forças controladas aos dentes para que estes se movimentem lentamente para a posição correta no arco dental. O objetivo do tratamento ortodôntico é melhorar a mordida e por consequência a mastigação e o alinhamento dos dentes tornando o sorriso mais bonito.
Como são as Resinas Estéticas atualmente?
Atualmente uma nova geração de resinas estéticas (fotopolimerizáveis) veio a melhorar o resultado final e a durabilidade das restaurações tanto dos dos dentes anteriores quanto as dos posteriores. Com a nanotecnologia foi possível desenvolver resinas com características estéticas, textura, polimento e translucidêz muito próximas aos dentes naturais. Além de serem mais duráveis que as resinas fotopolimerizáveis convencionais.
O que é Clareamento Dental?
É um procedimento que utiliza produtos específicos para clarear e remover manchas do esmalte dental. É um processo químico que libera o Oxigênio em forma gasosa que dá a propriedade clareadora ao produto.
Pode ser feito em consultório onde o dentista faz a aplicação e utiliza uma aparelhagem que emite laser ou luz azul de alta intensidade para acelerar o processo, promovendo o clareamento dos dentes em aproximadamente uma hora e o resultado é imediato.
Pode também ser realizado em casa através da aplicação em moldeiras personalizadas confeccionadas pelo dentista e sob sua orientação. Este processo demora aproximadamente de sete a quatorze dias para ser concluído e os resultados são notados aos poucos.
O que é “Metal-Free”?
De modo geral, Metal-Free que no inglês significa “Livre de Metal”, são todos os materiais restauradores, ou protéticos que não utilizam nenhum tipo de metal em sua confecção.
Estes materiais tem propriedades ópticas como cor, textura, brilho, translucidez muito parecidas com os dentes naturais, tornando o tratamento mais imperceptível. Além disso, nos dias de hoje estes materiais evoluíram o bastante para substituir o metal das restaurações e próteses fixas com resistência e segurança próximas as do metal mas sem suas limitações estéticas.
O que são Facetas de Porcelana?
São lâminas de porcelana ultra-finas, confeccionadas em laboratório de prótese dental, com a finalidade de recobrir a face visível dos dentes, melhorando sua aparência estética.
Elas são utilizadas quando os métodos mais conservadores e convencionais, como restaurações de resina fotopolimerisáveis ou clareamento dental não são eficazes. Muitas vezes a cor, formato, posição, desgaste excessivo e manchas dos dentes anteriores dificultam a obtenção de um resultado estético satisfatório. Nestes casos as facetas são bem indicadas e costumam obter ótimos resultados.

Categories:
  • Ortodontia

    A maior parte dos problemas ortodônticos é herdada dos pais. Exemplos destes problemas são dentes apinhados, com espaços abertos, dentes protraídos, dentes extras, dentes faltando ou ainda problemas de crescimento das arcadas. Outros problemas podem ser adquiridos ou desenvolvidos por hábitos como a sucção de dedos, doenças dentais como periodontite, acidentes, perdas dentárias, e inúmeras outras.